Para que o Portal possa funcionar corretamente, instalamos pontualmente no seu computador ou dispositivo móvel pequenos ficheiros denominados cookies ou testemunhos de conexão.

TRABALHOS DE APRENDIZ: AS TRÊS JÓIAS FIXAS DA LOJA

Votos de utilizador:  / 36
FracoBom 
AddThis Social Bookmark Button


Com base na segunda instrução do Gr.’. de A.’.M.’., tomamos conhecimento das três jóias fixas que decoram nosso templo que são:

A Prancheta da Loja:
Utilizada pelo M.'. na orientação dada ao Ap.'., serve para o M.’. desenhar e traçar o caminho que eles devem seguir para o seu próprio aperfeiçoamento, a fim de poderem progredir nos trabalhos da Arte Real. Também serve para recordar o Ap.’. que deve se empenhar na busca de conhecimentos elevados, para que no futuro saiba através dela traçar seus planos de trabalho quando chegar ao grau de M.’., esta prancha contêm a base do alfabeto maçônico e este ensinamento virá a nós em outros momentos, pois ainda somos AAp.’. e não dominamos o conhecimento suficiente para nos expressarmos através da escrita.

A Pedra Bruta:
Ela representa o próprio Ap.’., em seu estado anterior ao de sua entrada em nossa Augusta Instituição, cuja inteligência, costumes e atos estavam desfocados pela convivência no mundo profano. Serve para nela trabalharem os AApr.’., utilizando o maço e o cinzel, marcando-a e desbastando-a, até que atinja a qualidade de P.’.P.’., quando do julgamento do M.’., atingindo a sua devida forma, para poder entrar na construção do edifício. Tornando-se um membro culto e produtivo, um amplificador de nossa doutrina Maçônica.

A Pedra Polida ou Cubica:
É o material perfeitamente trabalhado, de linhas e ângulos retos, que o Compasso e o Esquadro mostram estar talhado e polido de acordo com as exigências de nossa Arte Real. A sua forma geralmente termina em pirâmide. Na pedra cúbica estão muitas vezes inscritos emblemas diversos da ciência maçônica.

A pedra Cúbica é a obra prima que o Aprendiz deve realizar com a ajuda do Malhete e do Cinzel. A Pedra Cúbica é a obra que constitui o objetivo de cada Maçom, a sua própria perfeição moral e intelectual, e a sua contribuição para o aperfeiçoamento moral e intelectual do ser humano.

Conclusão
Aprendemos o significado de cada uma das três jóias fixas da loja, ou seja, que a Prancheta serve para desenhar, traçar, delimitar os objetivos de como guiar os AAp.’. no caminho do aperfeiçoamento moral e do progresso nos trabalhos maçônicos.

A P.’. B.’. incorpora o conceito de que ela representa o estado inicial do Ap.’., como a pedra é encontrada na natureza. Ela representa a inteligência e o sentimento do homem primitivo, sendo ainda áspero necessita ser trabalhado e de formação maçônica, precisa de educação virtuosa para se tornar um maçom que influencia positivamente na sociedade.

Relativo a P.’. C.’. ou Pol.’. representa os conhecimentos adquiridos numa formação virtuosa, transformando-se numa pedra útil na construção de uma sociedade justa.

Assim, quando praticamente concluído o aperfeiçoamento moral , simbolizado pelo desbaste da P:.B:. e ter conseguido através do esforço transformá-la em P:.P:. ou P:. C:., será possível descansar os instrumentos de corte para empunhar outros instrumentos, condição necessária para a ascensão na escala da hierarquia da Maçonaria e, principalmente, participar da construção do Edifício Exterior que é a Sociedade.

 

Guilherme A. Tavares, A.’.M.’.
A.’.R.’.L.’.S.’. Fraternidade e Evolução nº 3198, Or.’. de São Paulo – SP / Brasil
 

 

Bibliografia: