Para que o Portal possa funcionar corretamente, instalamos pontualmente no seu computador ou dispositivo móvel pequenos ficheiros denominados cookies ou testemunhos de conexão.

BREVE SIMBOLISMO DA ROSA E DA CRUZ

Votos de utilizador:  / 5
FracoBom 
AddThis Social Bookmark Button

A Ordem Rosa Cruz, de acordo com o Fama Fraternitatis (1614), teve origem com o “nascimento” do iluminado Christian Rosenkreuz em 1378, na Alemanha. Aos quatro anos dominava em conhecimento e dialética o grego, latim, hebraico e a magia. Teve contato com grandes Mestres em Damasco, no Egito, Marrocos e Chipre, retornando à Alemanha em 1407, fundando nesse ano a Ordem Rosa Cruz.

O objetivo da Ordem é conduzir o homem ao autoconhecimento, permitindo-lhe o contato com a sua personalidade Alma, posteriormente, contribuindo para evolução da humanidade como um todo.
A Cruz representa a matéria e a Rosa a espiritualidade. Importante observar que a linha vertical da Cruz conduz ao Plano Superior, enquanto que a linha horizontal conduz o cavaleiro ao atual plano.

A Rosa, de cor vermelha, representa simultaneamente a vida e o sacrifício em prol da humanidade. Poucos observam que o auge da beleza da Rosa se dá quando a mesma encontra-se mais próxima da sua morte.

No belíssimo Grau 18 do R.’.E.’.A.’.A.’., a Rosa retrata Jesus, o Cristo, que segundo a visão do cristianismo, ofertou a sua vida em prol da humanidade, derramando o seu próprio sangue de cor vermelha, às 15 (quinze) horas que representa um quarto da Cruz, perante o altivo Sol.

A Fé inabalável de Jesus em uma vida posterior em Glória, a Esperança da sua entrega em sacrifício em prol da humanidade, e a Caridade demonstrada em perdoar os seus algozes são marcos alicerçados no Grau 18, ratificado anteriormente através dos dizeres de Cristo; “Pai perdoai-os, pois não sabem o que fazem.”

O traçado na Cruz através da fórmula alquímica INRI. possui o mesmo significado da palavra alquímica VITRIOL; em minha ótica, apresentada de maneira totalmente prematura ao profano, futuro neófito do R.’.E.’.A.’.A.’., na Câmara de Reflexões, cujo significado esotérico significa “Igni Natura Renovatur Integra” (O Fogo renova completamente a Natureza).

Os trabalhos dos Cavaleiros Rosa Cruz são sublimes, magníficos diria, pois fornece preciosos instrumentos para o possível descortinamento sobre os mistérios da vida e da morte. Alguns seletos Iir.’. são chamados a participar e explorar seu enorme conhecimento, acessível através da AMORC. da CR+C, e principalmente junto a Societas Rosicruciana in Civitatibus Foederatis, Ordem Colateral da Maçonaria, exclusiva à Mestres Maçons regulares, que possuem uma visão esotérica, desejosos de transporem o deísmo do R.’.E.’.A.’. A.’., ao teísmo. Foi formada em 21 de Setembro de 1880 nos Estados unidos da América, estando em plena atividade no Brasil.

Fecho o breve trabalho plagiando as originais palavras proferidas em aramaico, pelo Grande Avatar Jesus, o Cristo, quando disse: “Pai, como me Glorificastes”, erroneamente traduzida e registrada através do grego como sendo; “Pai porque me abandonastes.

Que a Glória do G.'.A.'.D.'.U.'. a todos ilumine e guarde.


Paulo Santos
M.'. M.'. - ARLS Verdadeiros Amigos 3902, GOSP-GOB (São Paulo, Brasil)

 

BIBLIOGRAFIA:
Ensinamentos da Ordem Rosa Cruz e fundamentos da Societas Rosicruciana.