Para que o Portal possa funcionar corretamente, instalamos pontualmente no seu computador ou dispositivo móvel pequenos ficheiros denominados cookies ou testemunhos de conexão.

O PRUMO E O NÍVEL

Votos de utilizador:  / 61
FracoBom 
AddThis Social Bookmark Button
A Maçonaria Simbólica, ao menos no Rito Escocês Antigo e Aceito, define como jóias dos cargos de 1º e 2º VVig.'., o Nível e o Prumo.

Sob o ponto de vista operativo, com o Nível é possível verificar se uma superfície está livre de arestas, pois, a planificação do alicerce de uma obra é fundamental para sua correta sustentação.

O Prumo permite aferir a retidão de uma parede que está sendo construída, de forma a garantir sua estabilidade.

Na Maçonaria, os homens são considerados iguais perante as leis naturais e sociais, sendo que, simbolicamente, é através do Nível que esta igualdade é verificada.

É somente através da igualdade, proporcionada pela tolerância e pela aplicação das leis morais, que a fraternidade torna-se possível de ser alcançada. Em suma, o papel do Nível é controlar a força criadora do homem, direcionando sua vontade para propósitos úteis.

Simbolicamente, o Prumo possibilita verificar a correta fundamentação do crescimento intelectual, trazendo o conhecimento necessário para possibilitar a aplicação precisa da força através da razão, denotando a profundidade exigida para nossas observações e estudos, de forma a garantir a estabilidade da obra.

Em suma, o papel do Prumo é controlar a intelectualidade do homem, fundamentando-a à luz da razão.

A horizontalidade do Nível e a verticalidade do Prumo, são unidas através de um ponto, o que determina o ângulo retos.

Desta união surge o Esquadro, jóia do V.'. M.'., instrumento que representa o eqüilíbrio entre a vontade e a razão, descrevendo aí o papel da Sabedoria, o de aferir a retidão.



Murilo Juchem,

A.'.M.'., A.'.R.'.L.'.S.'. Hermanubis nº 34, Porto Alegre - RS - Brasil.