TRABALHOS DE APRENDIZ: AS TRÊS JÓIAS FIXAS DA LOJA

Com base na segunda instrução do Grau de Aprendiz Maçom, tomamos conhecimento das três jóias fixas que decoram nosso templo que são:

A Prancheta da Loja:

Utilizada pelo Mestre na orientação dada ao Aprendiz, serve para o Mestre desenhar e traçar o caminho que eles devem seguir para o seu próprio aperfeiçoamento, a fim de poderem progredir nos trabalhos da Arte Real.

Também serve para recordar ao Aprendiz que deve se empenhar na busca de conhecimentos elevados, para que no futuro saiba através dela traçar seus planos de trabalho quando chegar ao grau de Mestre, esta prancha contêm a base do alfabeto maçônico e este ensinamento virá a nós em outros momentos, pois ainda somos Aprendizes e não dominamos o conhecimento suficiente para nos expressarmos através da escrita.

 

A Pedra Bruta:

Ela representa o próprio Aprendiz, em seu estado anterior ao de sua entrada em nossa Augusta Instituição, cuja inteligência, costumes e atos estavam desfocados pela convivência no mundo profano. Serve para nela trabalharem os Aprendizes, utilizando o maço e o cinzel, marcando-a e desbastando-a, até que atinja a qualidade de Pedra Cúbica, quando do julgamento do Maçom, atingindo a sua devida forma, para poder entrar na construção do edifício. Tornando-se um membro culto e produtivo, um amplificador de nossa doutrina Maçônica.

 

A Pedra Polida ou Cubica:

É o material perfeitamente trabalhado, de linhas e ângulos retos, que o Compasso e o Esquadro mostram estar talhado e polido de acordo com as exigências de nossa Arte Real. A sua forma geralmente termina em pirâmide. Na Pedra Cúbica estão muitas vezes inscritos emblemas diversos da ciência maçônica.

A Pedra Cúbica é a obra prima que o Aprendiz deve realizar com a ajuda do Malhete e do Cinzel. A Pedra Cúbica é a obra que constitui o objetivo de cada Maçom, a sua própria perfeição moral e intelectual, e a sua contribuição para o aperfeiçoamento moral e intelectual do ser humano.

 

Conclusão

Aprendemos o significado de cada uma das três jóias fixas da loja, ou seja, que a Prancheta serve para desenhar, traçar, delimitar os objetivos de como guiar os Aprendizes no caminho do aperfeiçoamento moral e do progresso nos trabalhos maçônicos.

A Pedra Bruta incorpora o conceito de que ela representa o estado inicial do Aprendiz, como a pedra é encontrada na natureza. Ela representa a inteligência e o sentimento do homem primitivo, sendo ainda áspero necessita ser trabalhado e de formação maçônica, precisa de educação virtuosa para se tornar um maçom que influencia positivamente na sociedade.

Relativo a Pedra Cúbica, ou Polida, representa os conhecimentos adquiridos numa formação virtuosa, transformando-se numa pedra útil na construção de uma sociedade justa.

Assim, quando praticamente concluído o aperfeiçoamento moral , simbolizado pelo desbaste da Pedra Bruta e ter conseguido através do esforço transformá-la em Pedra Cúbica, ou Polida, será possível descansar os instrumentos de corte para empunhar outros instrumentos, condição necessária para a ascensão na escala da hierarquia da Maçonaria e, principalmente, participar da construção do Edifício Exterior que é a Sociedade.

Guilherme A. Tavares, A.’.M.’.

ARLS Fraternidade e Evolução nº 3198, Oriente de São Paulo – SP / Brasil

 

Bibliografia: