Com base na segunda instrução do Grau de Aprendiz Maçom, tomamos conhecimento das três jóias fixas que decoram nosso templo que são:
A Prancheta da Loja:
Utilizada pelo Mestre na orientação dada ao Aprendiz, serve para o Mestre desenhar e traçar o caminho que eles devem seguir para o seu próprio aperfeiçoamento, a fim de poderem progredir nos trabalhos da Arte Real.
Também serve para recordar ao Aprendiz que deve se empenhar na busca de conhecimentos elevados, para que no futuro saiba através dela traçar seus planos de trabalho quando chegar ao grau de Mestre, esta prancha contêm a base do alfabeto maçônico e este ensinamento virá a nós em outros momentos, pois ainda somos Aprendizes e não dominamos o conhecimento suficiente para nos expressarmos através da escrita.
A Pedra Bruta:
A Pedra Polida ou Cubica:
A Pedra Cúbica é a obra prima que o Aprendiz deve realizar com a ajuda do Malhete e do Cinzel. A Pedra Cúbica é a obra que constitui o objetivo de cada Maçom, a sua própria perfeição moral e intelectual, e a sua contribuição para o aperfeiçoamento moral e intelectual do ser humano.
Conclusão
Aprendemos o significado de cada uma das três jóias fixas da loja, ou seja, que a Prancheta serve para desenhar, traçar, delimitar os objetivos de como guiar os Aprendizes no caminho do aperfeiçoamento moral e do progresso nos trabalhos maçônicos.
Relativo a Pedra Cúbica, ou Polida, representa os conhecimentos adquiridos numa formação virtuosa, transformando-se numa pedra útil na construção de uma sociedade justa.
Assim, quando praticamente concluído o aperfeiçoamento moral , simbolizado pelo desbaste da Pedra Bruta e ter conseguido através do esforço transformá-la em Pedra Cúbica, ou Polida, será possível descansar os instrumentos de corte para empunhar outros instrumentos, condição necessária para a ascensão na escala da hierarquia da Maçonaria e, principalmente, participar da construção do Edifício Exterior que é a Sociedade.
Guilherme A. Tavares, A.’.M.’.
ARLS Fraternidade e Evolução nº 3198, Oriente de São Paulo – SP / Brasil
Bibliografia:
Caderno de instruções do grau de Aprendiz Maçom;
http://www.ictys.kit.net/ – Irmão Harry da Silva Pessanha
http://espacodomacom.blogspot.com – Irmão Luis Genaro Ladereche Figoli (Moshe)
http://www.rlmad.net/art-tema – Simbologia Maçônica – Irmão A. Jorge